Learn It. Do It. Profit.
Cart 0

Saiba como tratar picadas de moscas em cães

Cuidados Saúde

O tutor pode até não perceber, mas algumas moscas são insetos inimigos dos cães. Isto porque, elas picam o corpo dos cães, deixando marcas ou inflamações na região afetada. No entanto, não são todas as espécies que possuem esta característica, só a chamada mosca de estábulo, também chamada de de mosca doméstica de ferrão.

De acordo com Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, cães de pequeno porte são os menos afetados, já os grandes são os alvos preferidos das moscas. Um bom exemplo são os cachorros da raça pastor alemão, que por terem a orelha em pé, se tornam alvos fáceis para as moscas que geralmente atacam as pontas e bordas das orelhas do animal.

Como cuidar de um animal picado por moscas?

Quando a mosca pica o animal, é necessário cuidar do ferimento para não causar infecções secundárias. Por esta razão, Amy traz algumas técnicas capazes de tratar de forma eficaz estes casos. Portanto, primeiro deve-se amolecer as cascas deixadas na região, tendo em vista que quando a mosca pica não há muito sangue, mas cria-se uma crosta devido a inflamação.

É necessário cuidar do ferimento causado pela picada da mosca para evitar infecções secundárias

Acompanhe o desenvolvimento dos ferimentos para ver se estão cicatrizando (Imagem: Reprodução/Clube Para Cachorros)

Limpar a área

Limpe esta área com uma toalha umedecida com água morna. Para isso, basta passar o pano na região até que as cascas fiquem umedecidas e possam ser retiradas com mais facilidade. Em seguida, lave bem a picada utilizando-se de sabão antisséptico e água.

Aplicar pomada

Depois que lavar a região, seque a área com gazes limpas. Por fim, aplique uma pomada antibiótica na região afetada. “Use uma pomada antibiótica à base de sulfato de neomicina e bacitracina comum para ajudar no alívio da inflamação e prevenir infecção nas orelhas”, explica Amy D. Shojai.

Acompanhamento

Após todo o processo de limpeza e tratamento, é importante que o tutor acompanhe o desenvolvimento dos ferimentos pois é comum que eles soltem um soro formando mais cascas ao seu redor. Portanto, é necessário cuidar para que a picada fique sequinha e sempre limpa.

O post Saiba como tratar picadas de moscas em cães apareceu primeiro em Clube para Cachorros.



Older Post Newer Post